fbpx

EnComun - Ministério de Comunicação

História

Um pouco de história

Ao visitar as instalações do Ministério de Comunicação é muito comum se impressionar com a estrutura, equipamentos e área disponível para atuação do ministério. Realmente somos gratos a Deus que nos ajudou até aqui e pela visão da liderança da igreja que enxerga a comunicação como algo estratégico e alinhado a visão da igreja. 

Mas é importante lembrar que tudo que temos hoje não surgiu do dia pra noite. Foram mais de 15 anos (sem contar os 105 anos de história) em que o ministério foi sendo montado aos poucos. Veja aqui um pouco da nossa história:

 Na foto abaixo vemos algumas pessoas muito especiais. Ao fundo de camisa branca, um dos primeiros voluntários do datashow, Marcelo Victor, quando o projetor ainda era novidade. Atrás dele de camisa vermelha escura, Gerson Damineli, pastor atuante em missões, que também colaborou muito no início do ministério. De camisa (cinza/azul clara) o Toninho (hoje Pr Antonio Carlos rsrs) e sua família. Toninho da mesa de som, sua filha Helô na camera e o Victor sentado com o fone de ouvido na mesa de corte e gravação de VHS. Provavelmente uma videonics mx-1 era usada para o corte de imagens de duas panasonics ag-456. A tia Lize, esposa do Toninho acompanhando a família. Em pé de camisa preta o Júlio, experiente cinegrafista que atuava em formaturas e eventos sociais. Nessa época os cultos eram gravados em VHS.

Galeria do Templo (2004)

 

A equipe cresceu e os equipamentos foram mudando. Estivemos em uma outra sala antes do lado palco pra só depois irmos para o subsolo do templo. Por volta de 2008 operávamos uma  Panasonic WJ-AVE55. As cameras dessa época eram Panasonics AGDVC-7 miniDV. Nesse período já gravamos em DVD que era reproduzidos em duplicadoras. Quando descemos, passamos a usar uma mesa Datavideo SE-500.

 

 

Tivemos ainda uma Roland V8 e por muito tempo operamos com cameras Sony A1U, HD 1000, e depois as serie CX-100, 160, 360.

Esporadicamente fazemos treinamentos, encontros para aperfeiçoamento das equipes de comunicação. Hoje a maioria dos voluntários entra no ministério e é acompanhada por um voluntários mais experiente, até que ele(a) esteja apto a atuar sozinho.

 

 

Já no subsolo do palco, onde hoje é a comunicação. Tivemos ainda uma nova configuração. Migramos para uma nova mesa de corte: Tricaster 40.

 

Hoje estamos com um ecosistema blackmagic (Atem 2 e cameras Blackmagic Studio 4k).

Antes dos cultos e programações, a equipe se reúne para um café ou lanche. Oramos e conversamos sobre os detalhes do programa que irá começar em breve. Mas pra isso é necessário que todos cheguem antes. Aqui temos o time de vídeo, foto, iluminação e datashow reunidos.

Fotos do pessoal servindo nos cultos e eventos.

Ressureto 2018 – Musical de Páscoa

Estudio novo onde gravamos os programas de TV da Rede Super Curitiba 31.1