fbpx

PROJETO VIDA & ARTE CURITIBA

Ministério Compromisso Adoração

 

Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso. Sejam meus seguidores e aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde; e vocês encontrarão descanso. (Mateus 11.28,29)

 

 

 

TUDO É POSSÍVEL QUANDO O CORAÇÃO ESTÁ NO LUGAR CERTO

Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração.
Mateus 6:21

Grande parte das crianças e adolescentes do nosso país, tem pouco acesso a atividades culturais, e q sofrem em meio a uma realidade de violência, abuso e drogadição. Esse é o caso de várias regiões da periferia de Curitiba e região metropolitana em que se observa um baixo IDH e alto índice de criminalidade.
Com a proposta de contribuir para transformação desta realidade, nasceu o Projeto Vida & Arte, que busca identificar as áreas com potencialidade para o enriquecimento cultural, resgate social, prevenção contra o acesso à marginalidade e violência, mudança na perspectiva de vida de toda a comunidade, e principalmente construir valores de vida, pautados em princípios cristãos, através de atividades com ênfase nas artes musicais, de dança e cênicas.

 

Sobre > Nossa História

O Projeto nasceu como Espaço Vida e Música (EVM), há muitos anos no coração do maestro Paulo Davi e sua esposa, Deborah. Em 2005 esse sonho de transformar vidas com a música começou a tomar forma através de uma ação voluntária, realizada pelo casal na região do Cajuru. Aos poucos, o trabalho a crescer, em 2010, recebeu o apoio financeiro do Instituto Cargolift. O pequeno coral infantil formado lá no início, ainda que singelo, logo deu lugar a uma série de atividades musicais, com o foco de formação de orquestras, e pelas quais já passaram aproximadamente 2.700 alunos.
A partir de 2017, o Projeto passou por uma reformulação da marca e identidade visual, passando a ser chamado de Projeto Vida & Arte, pois quer oferecer um leque maior de opções de cursos a essas e crianças e adolescentes, ensinando não apenas música, como era inicialmente, mas também dança, artes cênicas e Coros.

 

Sobre > Quem Somos

Projeto Vida & Arte é um projeto sociocultural que oferece mais que aulas técnicas em áreas específicas, mas ensina sobre valores cristãos como ética, moral, caráter, vida em sociedade, entre outros, que servem para a vida toda, em todas as áreas. Estamos conectados com a ABASC – Associação Batista de Ação Social, sendo sua principal mantenedora a Primeira Igreja Batista de Curitiba.
Somos pioneiros na área sociocultural, a desenvolver um trabalho de ensino coletivo de artes, garantindo uma formação técnica completa.
O Projeto é aberto a comunidade em que está inserido e atende preferencialmente crianças e adolescentes com idade entre 9 e 18 anos.
Atualmente, são cerca de 250 alunos em núcleos distribuídos em Curitiba e região metropolitana. E sonhamos com a expansão, onde serão oferecidas cerca de 600 vagas, distribuídas nos núcleos já existentes e novos a serem implantados.
As aulas são ministradas por instrutores capacitados, que atendem a uma metodologia voltada não apenas para o ensino das artes, mas principalmente no acolhimento do aluno, como forma de garantir seu desenvolvimento como pessoa, cidadão e elo entre a família e a sociedade, com valores cristãos.

 

Nossos objetivos são:

• Investir em valores cristãos que auxiliarão os participantes em seu crescimento individual, social e familiar, por toda a sua vida.
• Oferecer curso de formação inicial e continuada na área das artes.
• Promover apresentações artísticas, proporcionando a integração escola-família-comunidade.
• Estimular o envolvimento da família no processo educacional de seus filhos;
• Proporcionar o aprimoramento intelectual, estimulando os alunos a pensar, agir, criar e viver em sociedade;

 

Sobre > Princípios Essenciais

Ampliar horizontes
Sermos uma referência na utilização das artes como ferramenta para transformação de vidas.

Formar o caráter
Formarmos indivíduos com princípios sólidos de moral e cidadania, orientados pela ética cristã.

Valorizar a vida
Fortalecermos a autoestima dos alunos, despertando o potencial que neles existem, com base em valores e princípios cristãos, mostrando que “tudo é possível quando o coração está no lugar certo.” (Maestro Paulo Davi)

 

Sobre > Capelania e Apoio Psicológico

No Projeto Vida & Arte, cuidamos para que todo o aluno envolvido no Projeto seja acompanhado individualmente.
O capelão é o responsável por esse trabalho, atuando nas áreas de discipulado, moral, ética e cidadania. É ele, também, quem coordena todo o apoio psicológico, espiritual e social disponível aos alunos.

 

Sobre > Grupos PVA

Dentre os inúmeros resultados obtidos pelo Projeto Vida & Arte, os grupos oriundos das aulas de prática coletiva tem achado lugar de destaque, revelando um grande potencial artístico e social, estimulando o desenvolvimento técnico e a prática em conjunto, e proporcionando avanços nos relacionamentos interpessoais e uma melhora na capacidade cognitiva dos participantes.
O resultado deste investimento nos alunos, é a Orquestra Filarmônica Vida & Arte, onde são selecionados os alunos que se destacam a partir do 3º Módulo, completando os naipes de instrumentos para sua formação completa.
A Orquestra faz apresentações trimestrais em cada um de seus núcleos, buscando integrar a família dos alunos, a comunidade e a escola ao Projeto. Além dos dois Concertos anuais oferecidos a toda a sociedade, com a finalidade de promover as ações do Projeto e fomentar a contribuição para sua manutenção.

 

Sobre > Em Execução

Atualmente oferece um curso de 4 anos de duração, com uma metodologia inovadora e um material didático personalizado, garantindo uma formação completa, com aulas de instrumento, teoria musical e prática coletiva.

 

Sobre > Certificações e Prêmios

O Projeto Vida & Arte, obteve reconhecimento por sua contribuição à sociedade como:

• Selo ODM/ODS: Premiação realizada pelo SESI Paraná, que reconhece o Projeto Vida & Arte por suas práticas em prol dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e pelo seu papel como articulador do crescimento sustentável do Paraná.

 

Sobre > Prestação de Contas

Para assegurar a idoneidade do PVA, todas as suas operações são acompanhadas de prestação de contas, sendo os dados consolidados e publicados em relatórios trimestrais avaliados por um conselho fiscal. Temos um compromisso com a transparência e por isso disponibilizamos mensalmente uma newsletter contendo todas as nossas atividades.

 

 

Programas > Programa Apadrinharte

O Apadrinharte é um programa de apadrinhamento do Projeto Vida & Arte, destinado a Pessoas Físicas, é uma das principais estratégias de mobilização de recursos para combater a pobreza e transformar vidas. A iniciativa trabalha para garantir que os alunos envolvidos concluam seus estudos e alcancem um excelente domínio técnico artístico.
Cada padrinho participa com um determinado valor mensal, pelo tempo que desejar, e essa contribuição é direcionada para custear as aulas do Projeto assim como outras despesas operacionais ou de aquisição e manutenção. Tudo pode ser acompanhado através da prestação de contas realizada pela nossa instituição. Além de participar financeiramente, o padrinho também pode acompanhar o desempenho, atividades e apresentações realizadas pelos alunos.

Para ser um padrinho do Projeto, você pode acessar os seguintes links:
www.projetovidaearte.org.br
www.contribua.pibcuritiba.org.br/produtos/Apadrinharte

Programas > Programa Notas de Esperança

O Notas de Esperança é um programa de apadrinhamento destinado à Pessoas Jurídicas, que busca empresas comprometidas com a missão de transformar vidas e as conecta de forma direta ao Projeto Vida & Arte, direcionando os recursos disponíveis para atender às necessidades do Projeto. Esse apoio pode ser realizado de diversas maneiras:
• Doação de valores;
• Repasse de verbas por meio de leis de incentivo com renúncia fiscal;
• Doação de produtos e serviços;
• Apadrinhamento direto de alunos.
Todo investimento aportado no PVA é utilizado para a manutenção das aulas, atividades operacionais e realização de eventos, de modo que os objetivos do Projeto sejam devidamente alcançados. A prestação de contas acontece regularmente, buscando o máximo de transparência e confiabilidade.
Desde sua criação, em 2010, o Projeto Vida & Arte tem lidado diligentemente com recursos públicos e privados, sempre demonstrando profissionalismo e seriedade. Hoje, procuramos novos parceiros interessados em cumprir seu papel de responsabilidade sociocultural e que acreditam nos valores cristãos como transformação de vidas, a fim de que mais crianças tenham a oportunidade de um futuro melhor.

Se você quer que sua empresa faça parte dessa equipe, destinando parte do seu imposto ao Projeto, entre em contato conosco:

(41) 3091-4474 | (41) 991540165
abner@projetovidaearte.org.br
contato@projetovidaearte.org.br

 

 

Programas > Voluntariado

Além dos recursos financeiros, que são imprescindíveis para a manutenção e crescimento do Projeto, também são importantes os recursos humanos, que de maneira voluntária oferecem parte do seu tempo para ajudar no dia a dia do Projeto, em suas demandas e atividades gerais.
Faça parte da #famíliaPVA

Entre em Contato

Telefones
(41) 3091-4474 | (41) 3040-8424 | (41) 3091-4308 | (41) 99154-0165 | (41) 99885-0666

Sites
www.projetovidaearte.org.br
www.flickr.com/espacovidaemusica
www.facebook.com/vidaearteprojeto
www.youtube.com/c/projetovidaearte

E-mail
contato@projetovidaearte.org.br

 

 

Apoiadores: