O princípio da sabedoria

“O temor do Senhor é o princípio da sabedoria”?

Você já parou para pensar no significado das palavras “temor do Senhor”? Ou mais ainda, “o temor do Senhor é o prin­cípio da sabedoria”?

Esta frase pode ser encontrada mais de uma vez na Bí­blia, em livros como o de Salmos e Provérbios. Mas, afinal de contas, o que isto quer dizer?

Primeiramente, comecemos pela palavra sabedoria. Nos dicionários encontraremos que ela é qualidade de quem sabe muito, o acúmulo de muitos conhecimentos e a pru­dência e moderação ao agir. Mas analisando o que a Palavra de Deus nos apresenta, a sabedoria divina, dada por Deus, capacita o homem a viver uma vida virtuosa, leal e satisfató­ria, seu valor é inestimável (Jó 28.12 -12).

Muitos são os que buscaram esta sabedoria ao longo da história bíblica. Temos o claro exemplo de Davi e Salomão, responsáveis por boa parte da literatura sapencial do Antigo Testamento; ou então o profeta Daniel, Josué e tantos outros. Olhando para a vida destes homens, um modelo surge, e é por aí que devemos seguir para encontrar a sabedoria.

O texto de Provérbios 9.10 nos diz exatamente a frase com a qual iniciei o texto: “o temor do Senhor é o princípio da sabedoria”. E era exatamente isto o que os sábios homens relatados nas Sagradas Escrituras tinham em comum: temor do Senhor. Não significa ter medo de Deus, mas pode ser conceituado como uma admiração reverente e resposta em adoração da fé ao Deus que se revela como Criador, Salvador e Juiz.

O que mais me chama a atenção ao pensar na sabedoria não são nem tanto os benefícios que ela traz, mas o número de pessoas que a desprezam. Provérbios 17 diz: “os loucos desprezam a sabedoria e a instrução”. Além de despreza­rem a sabedoria, desprezam o próprio Deus, pois não há te­mor do Senhor diante deles. Também temos muitos desses exemplos na Bíblia: os filhos de Arão, o profeta Balaão, o rei Manassés, entre tantos outros.

Diante de tudo isso, eu lhe pergunto: que valor você tem dado à sabedoria? De que maneira você a tem procurado? Não é possível viver uma vida virtuosa e satisfatória sem sabedoria, e não há sabedoria sem o temor do Senhor. Por­tanto, aplique a Palavra de Deus em sua vida, seja satisfeito nEle e encontre o valor inestimável de temer ao Senhor, Cria­dor e Salvador de nossas vidas.

Alexandre Amin

Pastor na Congregação Presbiteriana Vila do Rosário

Share This